A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado democrático de direito no qual “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” (art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988). Assim, o sentido da democracia está na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal e pelo voto direto na escolha dos governantes. Daí, o eleitor tem em suas mãos um importante instrumento de mudança política e social: o voto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O súper poder do voto
Imagine receber o poder de tomar decisões, falar, representar, renunciar, enfim escolher o que é importante ou não, é exatamente esse súper poder que é concedido através do voto, por isso ele é tão importante e deve ser tão responsável. No jogo democrático, todas as partes possuem seus direitos e seus deveres. Ouvimos muito falar sobre como os nossos representantes devem agir com a responsabilidade que o cargo exige. Mas qual, afinal, é a responsabilidade de quem está na outra ponta do processo eleitoral, o eleitor?
Mantenha o senso crítico, se informe em fontes confiáveis, estude!
Mantenha o senso crítico e não concorde com tudo que seu candidato fizer, o eleitor não pode dar “um cheque em branco” ao seu candidato, a crítica e a pressão por posturas e pautas corretas são fundamentais para melhora da nossa sociedade. São várias as formas de você cumprir o seu papel: · Informar-se constantemente, com a internet à disposição, é praticamente impossível ficar alheio às notícias da política. Existe também uma grande quantidade de veículos de comunicação, com orientações editoriais diversas, faça a opção por ler uma diversidade de fontes, formando opinião condizente com a realidade e não em fontes contaminadas com visão ideológica partidária. · Entrar em contato com seus candidatos (os que foram eleitos) para cobrar posições em temas importantes ou promessas feitas durante a campanha. · Se às vezes você não consegue entender algumas questões tratadas no noticiário político, é bom se dedicar para estudar mais a fundo essas questões.
Conheça o funcionamento do processo eleitoral brasileiro
Diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, mas como alcançar essa consciência? Conhecer o funcionamento do processo eleitoral brasileiro, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos, perceber o que é legítimo e aquilo que ofende a moralidade da disputa eleitoral contribui para a conscientização do eleitor na escolha de seus representantes.
Cuidado: quando voto num candidato, estou ajudando a eleger outros
É importante que o eleitor procure se informar a respeito das ideias do partido político ao qual o seu candidato está filiado, pois a ideologia partidária – ou seja, os propósitos daquela legenda – está ligada ao que o candidato escolhido realizará se for eleito. No Brasil, o resultado do quociente partidário corresponderá ao número de cadeiras a serem ocupadas pelo partido político ou pela coligação, sendo que a sobra de vagas será calculada pelo número de votos válidos do partido ou da coligação. Nota-se, então, que votar no candidato significa votar no partido ou na coligação. Daí a importância de se observar e conhecer não apenas as propostas do candidato, mas também as dos partidos políticos e das coligações. O eleitor deve, ainda, estar atento e se informar a respeito dos demais candidatos que concorrem pela legenda ou coligação formada pelo partido do candidato de sua preferência, tendo em vista que sua opção contribuirá para a eleição daqueles.
Eleitor também deve trabalhar durante 4 anos
O trabalho do eleitor não acaba depois das eleições. Afinal de contas, as eleições são apenas uma primeira etapa de um longo ciclo, que se repete a cada quatro anos.
Após as eleições, você, eleitor, deve assumir o papel de cidadão e acompanhar e fiscalizar o trabalho de seus representantes, especialmente aqueles que ajudou a eleger.
*Texto publicado originalmente em 10 de Outubro de 2023